E finalmente: é hora de fazer as malas! (inicio de 2018)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
E finalmente: é hora de fazer as malas!
Ufa! Estamos há 4 dias pensando, pensando, montado, desmontando e fazendo mala. Mas, enfim, ela está pronta!
Sente o drama: uma mala para temperaturas entre 12 e 30 graus Celsius. Sendo que 12 é uma temperatura da cidade. Quando adentrarmos na área das geleiras e dos lagos glaciais, a brincadeira muda de figura. Pode ser que chegue a zero.
Eu e Ale montamos tudo juntos.
Começamos pela mala da Valentina:
- Shorts (2)
- blusas de calor (3)
- body de meia manga (8)
- blusa de manga comprida (4)
- calça legging (3)
- calça jeans (2)
- calça polar (bem grossa – 2)
- 2 calças leves. Fora isso
- 1 casaco de gominhos (bem quente)
- 2 moletons
- 1 casaco quentinho
- 1 casaco leve
O problema da mala dela são as precauções e os detalhes:
- 1 lençol
- 1 toalha dry (aquelas fininhas que secam rápido)
- 1 edredon
- 1 paninho grande multiuso
- 2 mamadeiras
- brinquedinhos (muito filtrados)
- lata de leite, fraldas
- kit troca de fraldas (algodão, água, pomada, alcool gel)
- 2 potes para comida
- 3 colheres
- 2 garrafinhas para bebida com canudo, sapatinhos, lacinhos e um kit farmácia a parte e completo.
- Itens de banho, protetor solar, hidratante, escova e pasta de dentes, repelente.
Acho que é (tudo) isso! A sorte é que é tudo pequenino.
Para nós, nos contentamos em fazer mala para 1 semana, então, por favor não julguem nossos looks repetidos. Prometemos que vamos lavar tudinho, e nos manter cheirosos pelo menos. 😀
A única coisa é que tivemos que colocar short/bermuda, blusas de calor e meia estação, e calças leves e mais pesadas. E o pior de tudo: casacos! Como são chatos! Como são volumosos e como é difícil escolher qual levar. Ainda mais no meu caso que todos estão apertados (buáaa!).
Eu estou levando:
- 4 blusas de calor
- 1 macaquinho (short)
- 1 vestido leve longo
- 1 calça leve
- 1 legging
- 1 calça mais quente tipo legging
- 1 saia longa (o abuso da minha mala)
- 1 blusa de dormir
- 5 blusas de manga no ombro
- 3 manga longa
- 2 casacos pesados
- 1 casaco levinho
- 1 casaco médio
Ok, exagerei no casaco mas são muitas situações e temperaturas. Mas de qualquer forma, a mala não está grande.
Se fosse apenas a minha parte, caberia numa mochila de 45 litros com certeza, e com folga, o que me deixa mto orgulhosa. Mas estamos dividindo as coisas da Valentina, então, a de 60 está cheia, mas com espaço sobrando.
PRECISO compartilhar porque acredito que sejam um ponto fora da curva e que mude TOTALMENTE a forma de você viajar:
- Packing Cubes!!! Essas coisas aqui que organizam a mala.
Como eu vivia antes de descobrir essa maravilha?
Comprei 4 kits na China, em 2 compras diferentes, mas só a compra de 1 deles chegou. Os demais ficaram parados na Alfândega como outras 450 coisas que comprei para organizar a mala e nos ajudar na viagem. Muito frustante. Vou deixar o link do Kit de Organizadores que chegou aqui para mim, mas você acha também no Mercado Livre por preço excelente! Então, não esquente a sua mufa e compre por aqui mesmo!
- Saco a vácuo!
Colocamos todos os casacos AND edredon AND calças quentes de pelinhos da Valentina no saco giga a vácuo, sugamos com o aspirador de pó, e a coisa reduziu em mais de 1/3 de tamanho ! Um milagre divino! Comprei na China, não chegou mas peguei um da minha irmã. Parece que na MultiCoisas tem (pelo preço de um rim, mas vale o investimento em alguns casos!).
- Mala de Mão: Primeiro não queria mala de mão para não criar mais volume, mais coisas para carregar. Sabe aquela coisa: vou colocar mais uma coisinha e mais uma coisinha e quando você vê tá com a sua bolsa lotada, a mala de mão lotada e a mochila que nem fecha direito? Não estamos assim. Ale esta levando uma mala de mão pequena, porque não vai levar bolsa pessoal.
Eu vou levar apenas uma bolsa transpassada (maravilhosa que cabe o MUNDO! Descreverei no próximo item) e uma mochila (pequena!) da Valentina, com a lancheirinha. Não levaremos a mochila grande dela, que usamos sempre, da Skip Hop exatamente por ser mais um volume. Estou receosa por conta do trocador, mas estou irredutível em manter assim. Forraremos os locais com uma fralda que estamos levando no lugar do trocador imenso trambolhoso e volumoso.
O modelo de mala de mão que comprei, eu achei na Decathlon na área de ginástica. Pode ser que ela seja meio descartável apesar de não me parecer num primeiro momento. Mas achei incrível, compacta, leve, espaçosa, e o melhor: vira uma micro bolsinha quando não é mala de mão. E o melhor: custou 29 reais !!!
- Estamos levando duas mochilas:
Uma Deuter Transit de 65 litros e uma mochila já antiga de 70 litros da Quechua. Não é a toa que o Blog é Valentina na Mochila, afinal, desde o início já tinha certeza que viajaríamos de mochila e não de mala de rodinhas. E estou absolutamente certa desse compromisso! Imagine uma criança andando, aprendendo a andar, pequena, e a gente carregando mala numa mão e criança na outra? Sem condições. Mochila nas costas e lá vamos nós!
- A minha bolsa, transpassada, eu comprei há 2 semanas. na OUTER. Num primeiro momento, achei ela bem esquisita, parecendo um Cooler (aquelas bolsas térmicas de carregar com alças). E de fato, ela parece mesmo! Mas agora, que ela tá lotada, to achando ela mais bacana. E o melhor de tudo para uma mãe: ela cabe O MUNDO! Foto abaixo! Não é demais??? Muito espaçosa, prática, de couro, e daqueles itens que eu já sei de antemão que vou ter por anos e anos e que vai me acompanhar demais em muitas viagens por ai.
Utilizar embalagens próprias para viagem para colocar shampoo, condicionador, sabonete liquido e demais produtos que não precisamos de uma embalagem gigante.
Ou se precisarmos, ok, compramos no caminho. Até protetor solar e hidrante (meu e da Valentina) estão nessas embalagens transparentes menores. Opções lindas da Ali Express que comprei e não chegaram, aqui.
Dessa forma, se você quiser ou tiver que embarcar com eles na mala de mão, dentro da Cabine, também é possível porque você estará dentro do limite de 100ml para vôos internacionais.
Enfim, em linhas gerais essas são as dicas e essa é a forma que estamos estruturando as mochilas. Nada lotadas. Com (muito) poucas roupas para o tanto de tempo que ficaremos viajando, e sendo muito econômicos nos luxos para evitar peso.
E quero MUITO chegar aqui e falar que usamos metade do que levamos e que aprendemos a viajar com ainda menos. Tomara!
De verdade, esperei MUITO pelo momento de fazer as malas e não apenas porque seria o momento que finalmente pareceria que estavamos mesmo indo, concretizando o projeto, etc, mas também porque estava ansiosa para colocar dicas em prática e colocar minha experiência em tantas e tantas malas pequenas feitas apenas por mim, mas agora na versão com um bebê.
Pesquisei, comprei muitos itens de organização de todos os gêneros para a mala ficar organizada e não ser uma loucura a cada destino. Que não fosse um inferno fazer e desfazer a mala a cada destino. E acho que , dessa forma, estamos bem equipados, com pouca coisa e com uma mochila que se manterá organizada e com tudo no lugar de forma rápida e prática.
Adoraria ter tudo o que comprei aqui, mas nem 10% chegou e estou realmente muito frustrada. Muito mesmo! Nao com o Ali Express, mas com os nossos Correios, falido, e a beira de um colapso, que mesmo cobrando valores exorbitantes não entrega as mercadorias da população a contento. O produto demora 20 dias da CHINA até Curitiba. E em 2 meses não foi capaz de sair de Curitiba e chegar aqui na minha mão. E para mim isso não tem nenhum cabimento… mas ok.. paciência. Agora é torcer para chegar até abril que é quando começamos a segunda etapa do nosso projeto.
Gravei vídeos das malas, e de todos os detalhes, mas confesso que preciso tomar coragem para editar e aprender a mexer e fazer um video bonitinho e apresentável para não passar vergonha. O microfone de lapela também não chegou (comprado no mercado livre mesmo…) e o audio ficará mais ou menos, mas espero publicar e quebrar esse tabu de fazer vídeo que é algo que quero MTO começar a fazer também.
Aqui eu falei de dicas de viagem com bebe, quando a Valentina tinha apenas 2 meses e pegamos uns dias até Ubatuba com ela. Depois ela já esteve em Natal, em Vilha Velha e também em Porto de Galinhas. 🙂
No próximo post, que eu já estou escrevendo, vou linkar todos os produtos que comprei no AliExpress.com para que vocês tenham conhecimento e acesso a meses de pesquisa e quem sabe, ajude por ai nessa saga da organização.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário