Definido o destino, é hora de comprar as passagens.
Esse é um item que me rendeu algum tempo nessa última viagem. Primeiro pq eu mudei o itinerário quando vi que estaria perdendo tempo fazendo o que pensei num primeiro momento. E segundo, pq eu quis pechinchar ao máximo e fiz milhares de pesquisas. Óbvio.
Item 1: vc quer ganhar milhas que contam no programa Star Alliance com a sua viagem pros Estados Unidos? Esqueça a American Airlines e também a Delta. Foque apenas na Continental e na USAirways.
Sim, na maioria das vezes, essas duas companhias não oferecem as passagens mais em conta. Mas, é aqui que vc tem que pesar: quer ganhar milhas ou quer economizar 100 ou 150 dólares? Eu preferi ganhar as milhas. Até mesmo pq o meu itinerário ia acabar ficando um pouco mais caro, naturalmente, pq eu chegaria em uma cidade e sairia em outra, diferente da primeira.
Item 2: Sites de passagem em ofertas, como o Decolar ou o Submarino Viagens e outros do mesmo gênero, mtas vezes, oferecem passagens com preços mais atraentes do que os agentes de viagens. Mas, descobri tb que essas passagens promocionais, no geral, não dão direito às milhas! Mesmo sendo da Cia participante da Star Alliance. Ou seja, novamente, vc tem um preço mais camarada, mas nada de contar pontinhos. E a diferença não é tão grande assim... Ou seja, dps que achar uma passagem com preço super em conta, ligue pro telefone da empresa e verifique, letra por letra, se aquela passagem específica te dá direito às milhas. Se não, avalie se quer ou não trocar o desconto por elas.
No meu caso, queria visitar 3 cidades: Las Vegas, San Francisco e Los Angeles. Pensei em começar por Las Vegas, pegar um carro e ir até Los Angeles e em seguida, até San Francisco. Ou algo similar.
Daí pesquisei a rota de carro entre Los Angeles e Las Vegas e, pelos comentários que li aqui e ali, não me animei mto em perder em torno de 5horas, mais paradas, etc, pra ter basicamente o visual do deserto, numa viagem que a grande maioria descreveu como chata pra baixo. Ou seja, já que não perderia nada com isso, resolvi não perder meu precioso tempo com esse trajeto. Faria de avião a ida de Las Vegas para San Francisco ou Los Angeles.
Em seguida, pesquisei qual seria o melhor roteiro pra fazer de carro. Ou o de San Francisco para Los Angeles ou de Los Angeles para San Francisco. Parece uma besteira, mas a diferença é incrível. Em um vc está descendo na beira da estrada e do litoral literalmente, enquanto no outro vc está na mão que sobe, com a pista dos carros e dps a vista da praia. Optei, claro, pela melhor vista e fizemos a primeira opção.
Sendo assim, resumindo, Los Angeles teria que ser a última parte da viagem, e San Francisco a parte do meio, sendo Las Vegas a primeira etapa.
Ok, parece que foi super fácil chegar a essa decisão, mas na verdade, me rendeu um tempinho... e algumas horas de pesquisa (dias....). Pode até me faltar Know How, mas eu descobri tudo aos poucos mesmo.
Sendo assim, tería que comprar: Rio - Las Vegas e na volta Los Angeles - Rio.
E ai, comecei novamente nas buscas de passagem com bom preço, nas datas que eu tinha (que eram fixas e imutáveis, infelizmente!). Nesse momento, contei com a minha agente de viagens, que da outra vez conseguiu um super preço na passagem pra Europa. Mas, ela estava de férias, etc, e pra resumir a novela (que foi longa e chata) acabei comprando com outra empresa. Antes de fechar, confirme tudo , sempre: Vôo com a taxa de embarque incluído, verifique mil vezes a data e o horário de embarque pra não ter dor de cabeça dps da emissão do bilhete, o tempo entre um vôo e outro, e se as milhas estão incluídas.
Parênteses: Achei que 1hora e 30 minutos fosse suficiente entre um vôo e outro, na ida, mas qdo se trata de ter que passar pela imigração, o tempo foi mto justo e perdemos o vôo. Tivemos que esperar 1hora a mais pelo próximo. Sorte nossa que tem vôos a toda hora de Houston para Las Vegas.
Então, pela Continental, a passagem ficou assim:
Rio - Houston (em torno de 10 horas de vôo), com 2 horas a menos de fuso em Houston.
Houston - Las Vegas (em torno de 2horas e meia de vôo e menos 2horas de fuso.) - sugiro 2horas de folga entre sua chegada e a saída do próximo vôo, pq em Houston vc passa pela Alfândega, que é lotada por conta dos inúmeros vôos que chegam e saem de lá e ainda tem que pegar a sua bagagem e redespachá-la na esteira. É algo rápido, mas vc perde alguns minutos com isso. Claro que se a sua bagagem estiver lá. Se não, algumas horas serão necessárias...
Total de 4horas a menos do que no Brasil, o que é ótimo pq vc ganha 4horas!
E na volta:
Los Angeless - Houston (2horas e 50 min de vôo, com 2 horas a mais no fuso)
Houston - Rio de Janeiro (3horas entre um vôo e outro, e mais 2horas de fuso para o Rio, total de 4horas a mais).
O preço da passagem ficou em torno de US$ 1100, com taxas, pela Continental, todos os vôos.
Uma outra dica que parece boba, mas que eu acho mto relevante é reparar no tempo de vôo antes de comprar a passagem. Algumas passagens são mais baratas, mas ao invés de , digamos, 13 horas totais de vôo, vc tem 19horas, por exemplo. Ou seja, são mais mtasss horas chatérrimas no avião e menos horas legais curtindo a sua viagem ou ganhando tempo fazendo check inn, ou pra um imprevisto qq, como perder o vôo.
Então, veja bem as opções de horários (e os sites de buscas de viagem que eu mencionei acima ajudam mto a te mostrar quais são as opções e horários de vôos, assim como os sites da própria companhia aérea) e economize ao máximo seus preciosos minutos com isso.
Dps de um super post sobre esse assunto, no próximo, falo mais rapidinho do vôo entre Las Vegas e San Francisco .
Aproveitem as dicas que servem pra qualquer viagem em termos gerais, e até a próxima parada!
Bjs
Carol
Oi! Blogs com essa proposta são sempre bem-vindos.
ResponderExcluirSerá que você poderia dividir seu roteiro conosco? Fiquei curiosa!
Conheço a Califa (já fui algumas vezes) e não consigo imaginar um roteiro que não precise de, no mínimo 15 dias...
Uma amiga está querendo ir, mas só terá 10 dias... Tinha até desanimado ela de fazer essa viagem... Tinha dito que seria tipo o comercial da kodak na Itália... RsRs.
Thanks.
Abs.
Évelin
Outra coisa: Atualmente, com a fusao Continental-United ainda nao concretizada, os voos sao compartilhados mas os preços são diferentes nas duas empresas. Mais um item pra se ter cuidado.
ResponderExcluirE, no aeroporto de Houston, bem em frente ao terminal de embarque do voo continental pro brasil, tem um dos melhores restaurantes de frutos do mar! Aproveitando o tempo entre os voos (duas horas livres) enchi a pancinha de ostras e vinho por um preço ULTRA camarada.
E sim, no caso de Houston, qq voo com conexao em menos de duas horas está fadado a ser perdido.