segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Eslovênia! Como surgiu, Dicas úteis e como chegar.


Trip to Eslovênia. 

Não, o post não vai ter fotos. :-/

Estão todas no Instagram @carolsouzalima

Precisando de ajuda, pode comentar ou escrever que o farei e responderei com mto prazer!!!


Tudo começou há alguns meses (ou anos) quando eu vi algumas fotos sensacionais da natureza na Eslovênia. Gravei o nome do país, dei um Google ou dois, e deixei pro canto. Não sou mto desse tipo de curtir viagem "natureba", trilhas e tal. 

O tempo passou, outras viagens vieram, de, junho desse ano a querida TAP (cia aérea portuguesa, com quem tenho milhas desde 2006), lançou uma promoção que era mais do que imperdível: passagens IDA e VOLTA para Lisboa, com apenas 35 mil milhas. E mais:datas flexíveis. Custei a acreditar, custei a entrar no site e fazer simulação. Mas, depois de 3 chamadas, fui olhar as datas e pra minha e,,xtrema felicidade, a promoção não era apenas real como eu tinha 40 mil milhas "jogadas" no Victoria (programa de milhagens da TAP) e os voos eram em épocas excelentes para mim. Ok. Me rendi. Comprei. Paguei em torno de 200 euros pela taxa de embarque e essas coisas chatas.

E ai, o bilhete ficou lá. Eu tinha uma passagem mas não sabia pra onde.na verdade, seria mesmo pra Lisboa para visitar a família do boyfriend. Mas, problemas de agenda aqui e ali, não foi possível que ele estivesse junto. Então, tinha eu a passagem de 10 dias indo e voltando para Lisboa. E ai comecei a pensar no que fazer. 

Levei em consideração algumas coisas:

1- queria um país inédito. Afinal, seria meu país de número 40 e minha cidade de numero 200. :D com uma coincidência dessas, tinha que ser algo novo!

2- queria algo light. Sem uma bateria de coisas pra ver, sem mta muvuca. Queria descansar. Fazer uma (very) slow travel. 

3- tinha que ser um destino barato, pq o momento não era la mto propício. Mtos gastos pessoais. Euro alto. 

4 - lembrei obviamenteda Eslovênia. Mas aí começaram os problemas. Vc ja viu quanto custa o voo interno na Europa para a capital, Liubliana????? Pois é.... Desanimador. Mto mto caro. Dai, eu olhava , simulava, e desistia. Por várias vezes. 

Pensei em outros locais, como Israel, Grécia, etc.. Mas nada me enchia os olhos. 

Faltavam 3 semanas e eu ainda não sabia para onde iria. Nesse momento, vc faz o que? Abre o mapa da Europa. E dá um Zoom. Eslovênia. Capital. De onde esse troço fica perto????

E ai, vc vê que o país é micro e faz fronteira com 3 outros países ótimos: Áustria, Itália, e Croácia!!!!  É melhor: qual a cidade próxima, na Itália? VENEZA!!!! Pesquisa daqui e dali, vi quebra bem simples e bem fácil ir de Veneza para Eslovênia. 

E os voos internos Lisboa -- Veneza são super tranquilos, em termos de valor, e o melhor: Voos diretos!!! 

Mas, e a volta? Claro que Veneza seria uma excelente opção. Mas porquê não voltar pela Croácia? Mais uma pesquisadinha aqui e ali, e Liubliana fica a apenas 2 horas de Zagreb e o ônibus custa 9 euros!!!!! Segunda etapa, claro, era consultar o valor do vôode volta: Zabreb--Lisboa. Acessível! E direto!!!! 

Antes de comprados Voos, as simulações que fiz foram por várias companhias, em sites de busca, mas como meu voo eram com pernas isoladas, ou seja, não comprei tudo junto, como escala em Lisboa, fiquei  com medo do voo no Brasil atrasar e ai, perder o voo pra Veneza, no caso de comprar numa Low Cost. Vc não consegue argumentar que "o avião da TAP atrasou...". Simplesmente, é no show. E vc tem que comprar um novo bilhete. Sendo assim, o que eu fiz foi comprar ambos os bilhetes internos pela TAP,que tinha voos com preços excelentes, diretos, e com horários perfeitos. Obviamente, nem pensei . Comprei os tickets internos pela TAP. E o destino foi definido.


Algumas observações pertinentes :

1- seria possível, sim, pegar um barco de Veneza para Piran, na Eslovênia. Mas, ele não sai todos os dias da semana fora da alta temporada. Então, não servia para mim.

2 - Pq alugar um carro? 
Claro que existe como fazer a mesma viagem de outras formas, mas tudo o que eu li a respeito de Eslovênia se referia a um carro. E as distâncias são tão curtas, tão pequenas de uma cidade pra outra, que não faz o menor sentido perder tempo se deslocando para um terminal, comprando bilhete , aguardando trem / ônibus, etc.

Fora que os ônibus atrasam. Nesse momento, escrevo esse texto dentro do ônibus para Zagreb, na Croácia. E era para sairmos as 12:45. São 13:20 e estamos parados aguardando , pq o ônibus chegou às 13:15. Meia hora é pouco, mas não com uma mochila pesada nas costas..rs e obviamente vc chega antes para aguardar a saída do ônibus. 

Então, simulei o aluguel do carro e me pareceu incrivelmente barato. 110 euros por uma semana!

Na verdade, eu nem acreditei. Achei que era pegadinha, mas aceitei mesmo assim.

E, de fato, agora, eu posso garantir que foi a melhor coisa que eu fiz. Os lugares são próximos, mas não vi mtos (ou nenhum) ônibus normal passando. E fora que esse trabalho de ir ao terminal, sair, procurar hotel acaba tomando mto tempo. E vc pode desbravar mto melhor tendo seu carro pra chegar mais próximo das cacheotras e lagos.

3 - traga música!!! As rádios Eslovenas são insuportáveis. Falam, falam, falam, mtoooo e tive que ficar sempre com o dedo no botão pra tentãr achar uma única música. As vezes, passava meia hora procurando. Foi realmente mto chato. Qdo tocava uma música conhecida qualquer, que alegria! 

4 - Sim, a moeda aqui também é euro. Não se preocupe.

5 - encher o tanque do meu carro custou 48 euros.

6 - comida aqui é relativamente barata, perto do resto da Europa. Como todo lugar do mundo, menos no Rio de Janeiro, é possível comer um super sanduíche barato, ou tomar um café com um valor razoável. Não gastei mais de 4 euros tomando café, com misto quente e capuccino em nenhum lugar. E para jantar, gastei 10/12 euros com vinhos da casa, mas com boa comida. Nada de mega luxo. Mas nada tosco.

7 - como opção minha, mesclei ficar em hostel (albergue) com quarto compartilhado com outras pessoas e outras noites em quartos mais bacanas só pra mim. Hostel na Europa é sempre bem tranquilo. Custa em torno de 15/20 euros, um quarto com 4 camas. Não gosto de ficar nos quartos com 10/12 camas. O banheiro as vezes e dentro do quarto, as vezes é no corredor, mas quase sempre é excelente e não se tem problemas com isso. Em algumas cidades, como Piran, Portojna, Bled e Bovec, eu preferi ficar num lugar melhor pq sabia que aproveitaria mais o quarto a noite, por não ter mto o que fazer. Então, gastei 49/25/ 55/65 euros nesses locais. 


8 - as palavras basicamente são faladas da forma que são escritas, na nossa fonética. Então, Hvala, que quer dizer obrigada, realmente é falado como RAvala. O H tem som de R.

E onde quer que você vá as pessoas te cumprimentam com um Dobre Dan, que é uma espécie de Olá.

Em resumo, ficou assim.

Rio -Lisboa - Veneza
Veneza - Trieste - koper  - Piran
Piran - Skocjan cave - Postojna
Postojna Cave - Predjama Castle - Liubliana
Liubliana - Bled
Bled - Bohinj - Bovec
Bovec - Liubliana
Liubliana - Zagreb
Zagreb - Lisboa
Lisboa -Rio

Em seguida, contarei dia a dia, em detalhes.

:)

Bjs!